

um observatóriocidadão
Organizamos conhecimento em diferentes formatos para formar tecnologias sociais acessíveis para a população do Marajó.
Analisamos dados, indicadores, experiências e soluções a nível de comunidade e cidade em três grandes temas:
Progresso Social e Vulnerabilidade
Efeitos e Sintomas da Crise Ambiental e Emergência Climática
Participação Cidadã, Representação Política e Abertura de Governos.

missão
Aumentar o espaço cívico da Ilha do Marajó e seus 16 municípios, isto é, mudar a dinâmica sociopolítica da Ilha do Marajó, onde as populações têm poucos instrumentos de ação política e são deixadas de fora dos espaços formais de poder que decidem suas condições de vida e garantem (ou não) o acesso a direitos fundamentais.
visão
Acreditamos que vem das cidades e comunidades da Amazônia um outro modelo de organização da vida em comunidade/sociedade. que pode ser mais justo e saudável.

histórico
O Observatório do Marajó é uma iniciativa da Lute Sem Fronteiras para posicionar o Marajó como território material e simbólico central na construção de um futuro diferente para a realidade amazônica, brasileira e global, atuando de forma estratégica para mudar os números da região, a partir de um movimento social de reapropriação do debate, da política e do futuro enquanto espaços que ainda podem ser disputados e reconstruídos.
Entendendo que há falhas estruturantes no sistema político brasileiro, sobre as quais são construídas e reproduzidas violências e marcadores de concentração do poder, de exclusão e desigualdade, o Observatório do Marajó trabalha para fortalecer as lideranças locaise suas comunidades como sujeitos centrais de construção da agenda pública, dos nos processos políticos e dos espaços de poder.